Trilha do Pico da Tijuca – Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca tem 32 km2 e divide a cidade do Rio de Janeiro ao meio e é composto pelas serras da Tijuca e da Carioca. Hoje relativamente preservado, já sofreu com o desmatamento para plantio de café, no século XIX, quando a cidade que crescia ao pé destas montanhas começou a sofrer com a falta d’água. Após alguns anos, decidiu por reflorestar a área, obra conduzida pelo Major Archer e alguns poucos escravos em 12 anos de trabalho. Algumas espécies novas foram introduzidas, mas, em sua maioria, o replantio privilegiou mudo de plantas originárias da Mata Atlântica. O Major Archer se preocupou em manter várias trilhas abertas e, algumas delas, ainda estão em funcionamento.

Pico da Tijuca

Com 1.022 m. de altitude, é o segundo mais alto do município e só perde em tamanho para o Pico da Pedra Branca, situado no maciço de mesmo nome, com 1.024 m. Esta trilha já existia em 1853 e, em 1885, já se encontrava sinalizada para excursionistas. Apesar do imponente título de montanha mais alta do parque, sua caminhada é perfeita para o iniciante e não oferece maiores desafios. Ao final, é possível visualizar uma linda paisagem da cidade maravilhosa, especialmente quando se chega à escadaria construída no governo do Presidente Washington Luís, em 1920, com 117 degraus escavados na rocha e correntes de ferro que servem de corrimão até quase o cume, feitos para recepcionar o rei Alberto, da Bélgica, um entusiasmado montanhista. O cume oferece uma ampla vista para todos os lados da cidade. O início da caminhada é no Bom Retiro, dentro do Parque Nacional da Tijuca (Praça Afonso Vizeu, s/n, Alto da Boa Vista) que conta com um estacionamento, precários banheiros e áreas para churrasco e lanches. É a trilha mais visitada de todo o parque. Veja algumas imagens do local.947 escadaria-final-da-trilha-do-pico-da-tijuca-caminhadas-ecologicas-rj Pico_da_tijuca_10 tijuca44

Uma resposta para “Trilha do Pico da Tijuca – Parque Nacional da Tijuca

  1. Olá!

    Gostei muito do perfil da sua página. Já tenho um blog há vários anos, posts de livros e filmes, e no dia 1 de setembro, vou começar com um canal no youtube porque estou viajando para estudar mestrado na Europa. Toda essas aventuras e dicas serão parte do conteúdo tanto do blog, quanto do vlog.

    Gostaria de fazer parceria, apoiar? Trocar follow?

    Obrigadão.

    https://espelhoinversoblog.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário